A gripe comum (influenza) e os resfriados são provocados por diferentes vírus que se espalham com muita facilidade entre as pessoas.
Agora no Outono a incidência desses vírus aumenta e muito. O clima seco, o frio, mudanças bruscas de temperatura, casa fechada, tudo isso deixa o clima propício para a temporada da “gripe”.
Espirro, coriza, tosse seca ou com catarro, dores no corpo, febre e mau-estar, sintomas que você e eu conhecemos muito bem. Para prevenir a receita é básica: lavar as mãos fequentemente, evitar locais fechados e aglomeração de pessoas. Beber mais água e comer alimentos naturais, ajuda a reforçar as defesas do organismo.
Caso você esteja gripado ou resfriado pode tentar fazer uso da Fitoterapia (terapia complementar a base de ervas). Para encontrar alívio, anote a receita do chá:
1 xícara de água filtrada ou mineral
1 colher de (chá) de aniz estrelado
1 colher de (chá) de erva-doce
1 colher de (chá) de gengibre ralado
gotas de limão
açúcar cristal ou adoçante
Modo de fazer: leve a água e as ervas para ferver, assim que ferver apague o fogo, tampe e deixe a infusão em repouso por 5 minutos. Coe, esprema algumas gotas do limão, adoce e beba uma xícara antes de dormir. Você pode consumir até 4 xícaras deste chá por dia, mas não deve tomar vento, nem tomar nada frio, logo em seguida.
Atenção: Caso você seja portador de doença ou de condição crônica/mórbida ou apresente febre, pode tomar este chá mas não deixe de procurar atendimento médico pois, talvez, você precise de maiores cuidados.
Aprecie seu chá, namastê!