TRATAMENTO NATURAL PARA GASTRITE E PROBEMAS ESTOMACAIS

Algumas pessoas sofrem muito com dores de estômago, queimação, azia e má digestão. Segundo a AYURVEDA estes desconfortos são causados pelos desequilíbrios do dosha pitta (fogo+ água), entre outros fatores. Assim sempre sugiro que meus clientes se alimentem de forma a equilibrar esse dosha. Existe uma dietoterapia própria para estes desequilíbrios.

Por outro lado a Fitoterapia também tem seu uso indicado. Gosto muito de utilizar os chás de Tília, Dente-de-leão e Carqueja. A homeopatia também se faz presente sendo muito utilizada a Nux Vomica (estresse) e o Phosphorus (ansiedade com fobias).

Ajudar o cliente a diminuir seu nível de ansiedade é fundamental, assim recomendamos as massagens com óleos essenciais calmantes (lavanda, cidreira, entre outros), pranayamas, prática de yoga e meditação.

Lembrando que a Naturopatia não possui um protocolo específico para cada doença e sim um protocolo único e individual para cada pessoa, pois não tratamos a doença mas sim o doente.

Finalmente, vale dizer que é muito importante buscar auxílio médico para realização de exame de endoscopia caso o quadro sintomático persista já que é cada dia maior o número de pessoas que apresentam infecção por H. Pilory, sendo que essa bactéria causa sintomas parecidos com uma “simples” gastrite, mas se não tratada e erradicada pode levar ao desenvolvimento de lesões pré-cancerígenas. Evitar café em excesso, alcool e cigarro é fundamental para o sucesso do tratamento.

Namastê!

Escrito por

Psicoterapeuta Junguiana pós-graduada pela FACIS e IJEP e Expertisse em Terapia Floral de Bach.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s