OUTUBRO ROSA

Tatuadora brasileira cobre gratuitamente cicatrizes de mulheres sobreviventes do câncer e da violência doméstica | HypeScience
Tatuadora brasileira cobre gratuitamente cicatrizes de mulheres sobreviventes do câncer e da violência doméstica | HypeScience

   Outubro é o mês escolhido para a realização mundial da campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A história da campanha OUTUBRO ROSA se inicia em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, ocorre todos os anos na cidade.

   O nome é por conta do laço rosa que é o símbolo da luta contra o câncer de mama e estimula a participação de toda a sociedade. No Brasil, o movimento tomou força em 2 de outubro de 2002, após a iluminação, em tom de rosa, do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo- Capital. Em 1990 a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou a idéia do laço rosa e o distribuiu aos participantes da primeira corrida pela cura, em Nova York, corrida essa que ocorre anualmente na cidade.

   Quando descoberto logo no início o câncer de mama tem perto de 100%  de chance de cura: se o tumor está limitado à mama, sem comprometer linfonodos ou outras estruturas, a sobrevida em 5 anos é de 97%. Se houver comprometimento de linfonodos regionais, esta taxa é de 78%.

   Os principais fatores de risco além da hereditariedade são o sedentarismo (falta de atividade física) e obesidade.

   Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

   O autoexame através do toque da mamas a ser feito, mensalmente, logo após o período menstrual e a mamografia anual para mulheres com mais de 40 anos são os principais métodos de detecção precoce da doença. Se houver histórico familiar a mulher deve fazer a mamografia a partir dos 30 anos. Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

   A psicossomática (ciência que estuda a interação entre mente e corpo), numa abordagem junguiana, nos informa que as mulheres que tem problemas com o  Feminino por esse se encontrar ferido, amordaçado, escondido, são as principais vítimas desse tipo de tumor. Viver verdadeiramente sua vida, seguindo seus desejos e intuições a partir de um ponto interno de auto-respeito e autoestima é um dos caminhos de prevenção e cura que não dispensa, logicamente, o tratamento médico convencional.

   Divulgue a importância dessa causa no seu site, blog, rede social e converse sobre o assunto com suas amigas e com todas as mulheres da sua Vida!

ATENÇÃO: Esse mês nosso Site que é originalmente AZUL, será colorido pelo Rosa da Campanha!

Escrito por

Psicoterapeuta Junguiana pós-graduada pela FACIS e IJEP e Expertisse em Terapia Floral de Bach.

Um comentário em “OUTUBRO ROSA

  1. Parabéns. A união de corpo e alma e fundamental para uma vivência saudável. Ter consciência do todo é fundamental. Lindo trabalho 😍. Sou Silvia Regina Guimarães de Medeiros Psicóloga Clínica Especialista em Saúde Pública UFRGS. Vivo em Balneário Gaivota,SC. Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s