Um deus com corpo de menino e cabeça de elefante. Ganesha é assim porque teve a cabeça equivocadamente degolada por seu pai, Shiva. Desesperado, Shiva promete à mulher, Parvati, que colocaria no garoto a cabeça do primeiro ser vivo que encontrasse e foi um elefante recém-nascido. Embora o resultado tenha sido inusitado, o deus Vishnu concedeu uma bênção especial a Ganesha: ele sempre seria reverenciado em primeiro lugar em qualquer cerimônia. Por isso, é o deus mais adorado da Índia e representa a remoção de obstáculos e a sabedoria para enfrentar desafios. Quando invocado, o deus conduz a pessoa a enxergar a situação com mais clareza, mostrando os caminhos para a sua resolução.
De acordo com a tradição hindu, a maneira mais eficaz de se conectar com uma divindade é entoando seu mantra com um japa mala – o rosário indiano, com 108 contas. Cada conta representa um canal de energia do corpo (nadi). Os indianos, ao ter o pedido atendido, oferecem doces para Ganesha.
A SIMBOLOGIA DE GANESHA:
Grandes orelhas: ouça mais
Grande cabeça: pense grande
Olhos pequenos: concentre-se
Boca pequena: fale menos
Machado: corta fora todas as ligações acessórias
Mão em posição de bênção: bênção e proteção para o caminho espiritual supremo
Grande estômago: digestão pacífica de todo o bem e mal na vida
Corda: Colocar você mais próximo de sua maior vitória
Uma presa: reter o bem, descartar o mal
Tromba: grande eficiência e adaptação
Rato: desejo. A menos que, sob controle, pode causar frustração, você deve segurar o desejo e mantê-lo sob controle e não permitir que ele controle sua vida.
O Mantra de Ganesha é
Om Gam Ganapataye Namah!
Saúdo o senhor Ganapati!
Ganapati é um dos nomes de Ganesha e significa “Deus de todos os deuses”.