“Todos nós somos curadores, pois todos nós, em nossos corações sentimos amor por alguma coisa, por nossos irmãos, pelos animais, pela natureza, por algum tipo de beleza. E todos nós queremos proteger e ajudar o desenvolvimento dos que amamos. Todos nós também sentimos simpatia pelos que sofrem, e isto é natural, porque todos passamos por sofrimentos em alguma fase de nossas vidas”.
Edward Bach nasceu no dia 24 de setembro de 1886, em Moseley, Inglaterra, formou-se em medicina em 1912. Em 1928 descobriu os Florais Mimulus, Impatiens e Clematis e finalmente em 1930 renuncia o consultório para descobrir os outros florais em 35 e descansar eternamente no ano seguinte.
“Quando a alma sofre o corpo adoece”.
Saúde para Bach era a perfeita harmonia entre alma, mente e corpo e a Doença é a falta de harmonia ente alma e mente, ela é um processo de cura, pois nos indica que estamos indo na direção errada.
Para Bach a cura completa depende de quatro fatores:
1 – Compreensão da divindade dentro de nós e conhecimento de que temos a capacidade de superar todos os problemas.
2 – Doenças é conseqüência da desarmonia entre alma e personalidade.
3 – Desejo e capacidade para descobrir o problema que está causando o conflito.
4 – Remoção do problema – desenvolvendo a virtude oposta.
Ele acreditava que a doença física se manifestava como resultado de estados emocionais e mentais negativos e foi contra a medicina moderna que dirige a cura apenas para o físico. Para Edward, nosso corpo sempre tem um período em que acha a atenção antes de desencadear uma doença mais grave, esse é o momento de tratarmos, recobrarmos a boa forma e impedir a evolução de problemas futuros.Os Florais de Bach atuam no emocional proporcionando equilíbrio e auto conhecimento.
A doença sendo um sinal para alertar a alma é nesse momento que os Florais de Bach nos ajudam a encontrar o equilíbrio, auxiliando a olhar para o nosso interior. As mudanças positivas ocorrem naturalmente e podemos então resgatar a harmonia em todos os sentidos, mas se a doença já se instalou, precisamos combatê-la através dos métodos e tratamentos que a medicina de hoje disponibiliza, e paralelamente a isso, necessitamos também descobrir em nós mesmos o que nos levou a desenvolvê-la para entender a causa do problema. Os Florais de Bach trazem para a consciência essas causas para que possamos modificar padrões e melhorar naturalmente em todos os sentidos.
O Dr. Bach chamava os florais de “o efeito de descascar uma cebola” pois eles atuam da superfície para a profundidade. A cada camada retirada, vamos chegando mais perto do centro, da nossa alma.
Os florais são divididos em sete grupos e um total de 39 essências:
1 – Medo.
2 – Incerteza.
3 – Falta de interesse nas circunstancias atuais.
4 – Solidão.
5 – Sensibilidade excessiva a influências e opiniões.
6 – Desalento e desespero.
7 – Excessiva preocupação com o bem-estar dos outros.
Os Florais de Bach podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde bebês recém-nascidos até a mais alta idade, além de animais e plantas.
do site: www.naturaterra.com.br